domingo, 16 de agosto de 2009

A sociedade da informação

É incrível imaginar o quanto evoluiu a tecnologia nos últimos 60 anos e como o impacto sobre a vida das pessoas foi grande, pelo menos na vida daquelas que não estão à margem das sociedades. Aspectos bons e ruins sempre acompanham mudanças nesses moldes. Por exemplo, o grande avanço das comunicações "quebrou" as barreiras impostas pela distância, no que se refere às relações comerciais, culturais e humanas. Hoje é tanta informação que nos é atirada, que nós até ficamos perdidos. Saber lidar com esse novo ambiente é um desafio. Há os que defendam que a tecnologia sempre vem para melhorar a vida das pessoas, no entanto não se vê um retorno claro e imediato desse fato para a melhoria da humanidade como um todo. Na verdade os grandes problemas continuam os mesmos, até mais graves.

Eu sou estudante de Engenharia Elétrica e , desse modo, minha vida profissional estará irremediavelmente ligada com a tecnologia. Entretanto, eu me questiono. Onde será que esse caminho vai dar? Quando é que o conhecimento que a ciência nos lega vai ser usado, efetivamente, para a nossa evolução como Humanidade? Sou meio pessimista às vezes, mas não perdi a esperança de um dia acordar com um mundo melhor. Bom, mas o Saramago também sabe expressar essas idéias, muito melhor do que eu, é claro...hehe


Seu navegador não suporta o vídeo.




Um comentário: